QR Code

Motor Sterling de 2 Cilindros

O motor de Sterling de 2 Cilindros é constituído por 2 motores stirling acoplados à mesma roda inercial. O motor stirling é um dispositivo mecânico que converte energia térmica em energia mecânica, comprimindo e expandindo uma quantidade fixa de gás numa câmara. O motor gama tem um pistão de potência e um deslocador em câmaras separadas e por causa disso é mais fácil de produzir do que o motor beta. O motor Stirling Alfa tem dois pistões de potência (também em câmaras separadas) e por isso tem uma melhor relação potência/peso em comparação com o beta ou gama.

Componentes de 1 motor gama:

Câmara quente: Câmara contendo gás que está sujeito a aquecimento contínuo.

Câmara fria: Câmara contendo gás que arrefece por dissipação de calor.

Ponte de conexão: conexão física entre a câmara quente e fria permitindo que o gás circule livremente entre ambas.

Pistão (2x no motor Stirling alfa): pistão hermeticamente selado que se move para frente e para trás pela ação do gás em expansão e contração na câmara. (Nota: O motor alfa tem um pistão em cada câmara.)

Deslocador (apenas no modelo beta e gamma): é um pistão fracamente acoplado que se move para a frente e para trás permitindo o gás circular entre um lado e outro do deslocador tornando o processo de arrefecimento mais eficiente do que no motor alfa.

Roda inercial: este elemento gira e ganha momento, o que é fundamental para manter o movimento e ajuda o motor a girar ao longo das quatro fases principais.

Característica fundamental: o movimento do pistão e do deslocadr (2º pistão no caso do motor alfa) está desfasado de 90 graus.

Princípio de funcionamento:

Uma câmara está continuamente a aquecer, enquanto a outra está sempre a arrefecer o gás.

  1. O gás é aquecido na câmara quente (a vermelho) e começa a expandir, empurrando o pistão para fora.
  2. O gás atinge o volume máximo.
  3. A roda inercial continua a fazer girar o sistema, empurrando o pistão quente de volta para dentro e o deslocador (azul) na câmara fria mais para fora. O gás movimenta-se através do deslocador trazendo o gás frio para a câmara quente.
  4. À medida que arrefece, o gás contrai e traz o “pistão quente” de volta para dentro. O gás atinge o volume mínimo. O momento da roda inercial mantém o sistema em movimento, empurrando o deslocador frio ainda mais para dentro. O processo repete-se a partir do passo 1.

Instruções:

  1. Acenda os fios de algodão embebidos em álcool (95%).
  2. Comece a girar a roda inercial manualmente para superar a inércia inicial.
  3. A partir desse momento o motor continuará em funcionamento enquanto a fonte de calor estiver presente.
  4. Experimente ligar a lâmpada aos terminais do motor.

https://www.teknistore.com/pt/brinquedos-de-cientificos/21605-stem-mini-hot-air-stirling-engine-generator-double-cylinder-engine-model.html

https://www.aliexpress.com/item/32962162258.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.688b3632LP4LSY&algo_pvid=52cca941-71d2-4df4-9e14-8f11d37b1d68&algo_exp_id=52cca941-71d2-4df4-9e14-8f11d37b1d68-0&pdp_ext_f=%7B%22sku_id%22%3A%2266443247685%22%7D
https://www.nmri.go.jp/oldpages/eng/khirata/stirling/type/type00_e.html

Stirling engine – Stirling engines into three distinct types