QR Code

Caras misturadas

A ilusão de caras misturadas (também conhecida como o Nariz do Vosso Pai) é muito popular em exposições de arte e museus de ciência. Num espelho convencional podemos observar o nosso próprio rosto. Neste espelho, especialmente concebido para o efeito, conseguirá ver um rosto que é metade seu e metade de outra pessoa.

Componentes:

  • Listras espelhadas duplas
  • Duas pessoas de frente uma para a outra de cada lado

Princípio de funcionamento:

Este efeito é possível devido à utilização de tiras espelhadas acopladas com tiras não espelhadas. Isto é o que cria a ilusão de duas faces que se misturam.

Uma faixa espelhada de 4 cm deve ser seguida por uma faixa sem qualquer revestimento espelhado. Isto repete-se num padrão de tiras até ao fim do comprimento do espelho. Cada tira tem um espelho de cada lado para proporcionar a ilusão. Isto permite a ambas as pessoas verem a ilusão ao mesmo tempo.

Com esta experiência pode aprender sobre luz, reflexão (espelhos), e percepção. Um espelho “bidireccional” exige que duas pessoas se sentem em lados opostos. Pode ainda regular a quantidade de luz que ilumina cada rosto. À medida que muda a luz, vêem que a sua imagem está progressivamente a assumir aspectos da aparência do seu parceiro, resultando numa pessoa “composta”.

O que está a acontecer?

Quando se olha ao espelho, é quase certo que se nota a boca da outra pessoa através da fenda. A outra pessoa vai ver os seus próprios olhos, mas não a sua boca, no mesmo momento. Verá um rosto “composto” constituído por barras horizontais próprias e as características da outra pessoa a alternar.

A distância entre a sua imagem no espelho e o seu rosto real em frente ao espelho deve ser a mesma. Para que as suas características faciais se misturem com as da outra pessoa, essa pessoa deve estar pelo menos tão longe do espelho como você, com o seu rosto na mesma posição que a imagem virtual do seu rosto.

Pode parecer estranho que o seu reflexo pareça estar atrás e não sobre a superfície de um espelho plano (plano). Porque é que é isto acontece?

Quando olha para um espelho, a luz que ilumina o seu nariz reflete, bate no espelho e chega aos seus olhos. Para criar uma imagem do mundo, os seus olhos e cérebro trabalham em conjunto. A luz deve ter viajado em linhas retas para alcançar os seus olhos, de acordo com este sistema olho-cérebro. A sua cabeça teria de estar atrás do espelho para que a luz seguisse um caminho reto até aos seus olhos.

Num espelho plano, a imagem de um rosto está à mesma distância atrás do espelho que o rosto à frente do espelho, como mostra a figura abaixo.

Instruções:

Coloque-se em frente do espelho com outra pessoa à sua frente e a moldura entre si.

Mova a cabeça para cima ou para baixo até conseguir ver os olhos na segunda faixa do espelho a partir de cima, com o rosto a cerca de 30 cm (12 polegadas) das tiras do espelho. Certifique-se de que a pessoa do outro lado segura a sua cabeça à mesma distância das tiras espelhadas.

Deverá agora ver um rosto “composto” que inclui algumas das suas características, bem como as do outro indivíduo. Poderá ter de se aproximar ou afastar mais do espelho enquanto o seu parceiro permanece imóvel para obter a maior face composta. Tente mover a sua cabeça para um melhor alinhamento.

Links:

https://www.exploratorium.edu/snacks/your-fathers-nose

https://www.twowaymirrors.com/mirror-illusions/

https://www.youtube.com/watch?v=ImlbieR4j0Y

https://www.howtosmile.org/resource/smile-000-000-002-669