Kit Marvel
Este kit combina uma série de mecanismos para ilustrar como diferentes tipos de movimento podem ser convertidos. Ao rodar manualmente a manivela activa-se o movimento de uma série de engrenagens que transmitem movimento para o elevador circular e para o elevador de escadas. As esferas movem-se para cima com estes dois mecanismos e depois descem pela acção da gravidade ao longo dos diferentes caminhos.
Componentes:
- Elevador circular
- Elevador de escadas
- Selector
- Pista em S
- Pista em espiral
- Esferas
Princípio de funcionamento:
O sistema mecânico é composto por diferentes partes detalhadas abaixo.
Elevador circular
O elevador circular é activado através da rotação da manivela principal. A esfera entra no fundo do elevador e sai pelo topo pela acção da gravidade. O desenho interior do elevador garante um movimento suave da esfera ao ficar presa entre paredes. Tem quatro pontos de entrada e pode transportar duas esferas de cada vez. Assim que uma entra na parte inferior, outra sai na parte superior.
Curiosamente, independentemente da direcção de rotação da manivela, as esferas movem-se sempre na mesma direcção no sistema.
Escadas elevatórias
O mecanismo do elevador de escadas é accionado por pistões alternados no fundo. O veio principal gira os diferentes discos que estão excentricamente ligados ao veio e empurram os pistões para cima e para baixo de uma forma alternada. O topo de cada escada é ligeiramente inclinado para que a esfera deslize na direcção do degrau seguinte pela acção da gravidade. O degrau seguinte é mais baixo que o actual, o que faz a esfera mover-se no sentido do próximo degrau.
Selector
O selector é colocado de tal forma que quando uma esfera cai, muda automaticamente de posição para que a próxima esfera siga um caminho diferente. O selector separa as duas vias do caminho descendente. O selector comporta-se como uma ponte. É fixado no fundo por um eixo pivotante. O seu centro de gravidade muda de um lado para o outro à medida que a esfera passa por ele.
Pista em S
A pista em S é o caminho descendente que guia suavemente a esfera pelo trilho até ao funil.
Tem paredes para contrariar a direcção da esfera e impedir a sua queda à medida que esta faz as curvas.
Pista em espiral
A pista em espiral ou funil cria a ilusão de não ter paredes, mas o facto é que a espiral actua como pista e parede e permite à esfera percorrer o caminho a alta velocidade sem cair.
No final, a esfera cai no outro caminho juntando novamente os carris.
Instruções:
- Rode a manivela suavemente a uma velocidade constante
- Observe as esferas a moverem-se pelo sistema