QR Code

Corrida Energética

A corrida energética permite medir a potência e a energia gerada pelo utilizador ao pedalar na bicicleta. A bicicleta estática está instrumentada com aparelhos de medição para a recolha de dados que permitem calcular de forma indireta a energia gerada.

Componentes:

  • Bicicleta
  • Instrumentação eletrónica

Princípio de funcionamento:

A bicicleta foi adaptada para recolher dados sobre a potência e a energia total gerada.

Em atletas de alta competição estas medições são fundamentais para que o atleta consiga avaliar a sua performance e progredir mais rapidamente.

Um medidor de potência de ciclismo é um gadget montado numa bicicleta que mede a potência de saída do ciclista.

Os medidores de potência podem ser acoplados a computadores de bicicleta comuns e comunicar dados sem fios. Os medidores de potência podem ser uma ferramenta de treino benéfica, uma vez que fornecem feedback instantâneo ao atleta e permitem uma análise mais detalhada das pedaladas.

Os medidores de potência normalmente comunicam dados através dos protocolos ANT+ ou Bluetooth Low Energy e podem ser ligados a computadores normais de bicicleta para mostrar informação sobre a saída de potência do ciclista.

Os medidores de potência fornecem uma medição objectiva da potência real, permitindo um fácil acompanhamento do progresso do treino – algo que é mais difícil de fazer apenas com um monitor do ritmo cardíaco. Os ciclistas treinam frequentemente em várias intensidades, dependendo das adaptações que desejam. A utilização de múltiplas zonas de intensidade é uma prática típica. Estas zonas são normalmente calculadas a partir da potência de saída correspondente ao chamado limiar de lactato ou MAP enquanto treinam com potência (potência aeróbica máxima).

Os monitores do ritmo cardíaco medem o efeito fisiológico do esforço e, assim, sobem mais lentamente do que os medidores de potência. Os medidores de potência fornecem feedback instantâneo ao ciclista sobre o seu desempenho e medem a sua produção real; em vez de esperar que o seu ritmo cardíaco atinja um ponto definido, um atleta que realize um treino de “intervalo” utilizando um medidor de potência pode ver instantaneamente que está a produzir 300 watts, por exemplo. Além disso, os medidores de potência calculam a força que impulsiona a bicicleta multiplicada pela velocidade requerida. Em comparação com os monitores do ritmo cardíaco, isto tem duas vantagens fundamentais:

  1. O ritmo cardíaco de um atleta pode permanecer constante durante o período de treino, mas a sua produção de potência está a diminuir, o que um monitor do ritmo cardíaco não consegue detectar;
  2. Enquanto um atleta cansado pode treinar ao seu ritmo cardíaco habitual, é pouco provável que produza a sua potência típica – um monitor do ritmo cardíaco não o indicará, mas um medidor de potência sim. Além disso, os medidores de potência permitem aos atletas mudar a cadência e avaliar o seu impacto na velocidade e ritmo cardíaco.

O uso combinado de medidores de potência e modelos de potência resultou num número crescente de estudos científicos sobre cenários e atributos físicos do ciclista.

Instruções:

  1. Siga as instruções no painel
  2. Pedale durante o tempo pré-determinado
  3. Observe a potência máxima e a energia gerada

Links:

Cycling power meter