Prisma de Luz
A luz é composta por um espectro de cores, cada uma com a sua própria frequência. Usar um prisma para dividir a luz é uma técnica muito usada para perceber o espectro de cores.
Um prisma é um vidro triangular ou bloco de perspex que divide a luz nas suas cores elementares.
A luz é refratada quando entra num prisma. Cada cor do espectro é refratada de forma diferente, fazendo com que as cores sejam distribuídas (espalhadas) e visíveis separadamente.
Um prisma é uma excelente ajuda visual para demonstrar que a luz branca é composta de sete cores distintas.
Componentes:
- Cartão escuro
- Folha branca
- Prisma
Princípio de Funcionamento:
Um prisma é uma peça transparente de vidro ou outro material com ângulos precisos e faces planas que pode ser usado para analisar e refletir a luz. Um prisma triangular simples pode separar a luz branca nas várias cores que a compõem, o que é chamado de espectro. O vidro diminui a velocidade da luz e afecta algumas cores mais que outras dependendo do comprimento de onda. Os comprimentos de onda mais curtos (aqueles em direção à extremidade violeta do espectro) são mais desvidados (refractados), enquanto os comprimentos de onda mais longos (aqueles em direção à extremidade vermelha do espectro) são menos desviados pelo prisma. Esse tipo de prisma é encontrado em espectroscópios, que são ferramentas usadas para analisar a luz e determinar a identidade e a estrutura dos materiais que emitem ou absorvem a luz.
Quando a luz branca passa por um prisma, ela é refletida, ou refratada, e separada nos seus comprimentos de onda constituintes. Cada comprimento de onda de luz tem uma cor distinta e refracta-se com um ângulo diferente. Vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta são as cores da luz branca que emergem sempre na mesma sequência através de um prisma.
A reflexão interna permite que os prismas invertam a direção da luz, tornando-os úteis em binóculos.
Instruções:
- Coloque a folha de papel branca na mesa
- Faça um corte no cartão escuro e coloque-o de forma que um pequeno raio de luz brilhe através dele.
- Coloque o prisma na frente da luz e gire-o até que a luz se dividida no espectro de cores. A luz branca que entra no prisma é uma mistura de frequências distintas que são refratadas de forma diferente através do prisma e podem ser vistas independentemente.