Canhão de ar
O canhão de ar funciona disparando um vórtice na direção em que está apontado. Se usar fumo, poderá ver o anel de fumo a viajar pelo ar.
Componentes:
- 1 tubo de canhão
- 1 jogo de copos de papel
Princípio de funcionamento:
O ar é feito de matéria e com este aparelho pode gerar um vórtice, uma massa giratória de ar, e fazê-la viajar numa determinada direção.
Este efeito é explicado pelo princípio de Bernoulli que afirma que quando a velocidade de um fluido aumenta, a sua pressão estática diminui.
O princípio foi apresentado pela primeira vez em 1738 por Daniel Bernoulli no seu livro Hydrodynamica. Apesar do fato de que Bernoulli deduziu que a pressão cai à medida que a velocidade do fluxo aumenta, foi Leonhard Euler quem deduziu a equação de Bernoulli na sua forma atual em 1752.
Quando o ar é disparado do canhão, este viaja a alta velocidade, o que significa que a pressão do ar externo é maior que a pressão do ar em movimento. Isso permite que o ar em forma de anel mantenha sua forma por um longo período de tempo enquanto viaja na mesma direção. À medida que o anel de ar viaja, ele enfrenta resistência (atrito) do ar circundante e gradualmente perde energia cinética e reduz a velocidade.
À medida que a velocidade diminui, a pressão interna aumenta e o anel expande porque a diferença entre o ar do anel e o ar circundante torna-se cada vez menor.
Instruções:
- Organize os copos de papel em forma de pirâmide.
- Pegue o canhão de ar e atire um vórtice na direção da pirâmide de copos e tente derrubá-los.