QR Code

Sound Bite

Sound Bite é um leitor de música com uma haste de metal em vez de altifalantes. A caixa toca música que é demasiado silenciosa para ser ouvida, mas ao trincar uma haste de metal (através de uma palhinha descartável), o som chega directamente aos seus ouvidos.

Componentes:

  • Rádio com vareta metálica
  • Tampões auriculares
  • Palhinha descartável

Princípio de funcionamento:

O som viaja através de um meio como o ar, a água, ou um sólido para chegar ao seu destino. Quando os sons viajam através do ar, normalmente ouvimo-los. As vibrações dos ossos no nosso ouvido interno são causadas por ondas sonoras que viajam para os nossos ouvidos. Estas vibrações transmitem informação ao nosso cérebro, que percebemos como sons. Quando se morde a haste de metal com Sound Bite, a música é recebida através dos dentes. Isto funciona porque a haste está conectada a um altifalante que por sua vez está a tocar música. Quando se morde a haste, as ondas sonoras viajam através da haste, pelos dentes, e através do crânio até aos ossos do ouvido.

Alguma vez reparou como soa estranho nas gravações? Isso explica-se pelo facto de conseguir ouvir a sua própria voz através dos seus ossos também. A voz fica mais grave e profunda.

Quando o músico alemão Ludwig van Beethoven começou a perder a sua audição no final do século XVIII, tentou ouvir o seu piano agarrando um pau de madeira nos dentes e em contacto com o piano.

Os desportistas podem agora adquirir auscultadores de condução óssea que transmitem som através dos ossos da bochecha, 200 anos depois.

Audição pelos Ossos

Os tímpanos são contornados através da Condução Óssea. O equipamento de condução óssea (como os auscultadores) toma o lugar dos seus tímpanos na audição. O tímpano não é usado uma vez que estes aparelhos descodificam as ondas sonoras e transformam-nas em vibrações que podem ser recebidas directamente pela cóclea. Vibrações nos ossos (ou crânio) e na pele levam o “som” para os ouvidos.

A lesão do tímpano é a causa mais comum de perda de audição. As pessoas com deficiências auditivas seriam capazes de voltar a ouvir claramente com a condução óssea, porque não envolve os tímpanos. Isto desde que a sua cóclea seja saudável e normal.

Os aparelhos auditivos de condução óssea ajudam os pacientes que têm dificuldades auditivas.

Google Glass, por exemplo, aproveita a via da condução óssea para eliminar a necessidade de auscultadores.

Google Glass transmits sound using bone conduction

Instruções:

  • Ligue o rádio
  • Coloque tampões auditivos nos seus ouvidos (opcional) e ajuste o volume suficientemente baixo para que já não o possa ouvir.
  • Trinque a haste de metal usando uma palha fina entre os seus dentes da frente. Deverá ser capaz de ouvir novamente o rádio, mas através dos seus ossos em vez do ar.
  • Porque é que não se ouve o som quando não se está a morder a haste?

Links:

Sound Bite

Radiohead

Bone Conduction: How it Works

Stanford scientist looks for a deeper understanding of hearing through the bones in our heads

Voices in Your Head: How Google Glass Lets a Half-Deaf Person Hear

https://www.scienceandmediamuseum.org.uk/sites/default/files/2017-03/Sound Bite.pdf

Bone conduction: Get used to the voices in your head

human ear – Transmission of sound within the inner ear