Drawdio
O Drawdio é um sintetizador musical muito simples que faz sons utilizando as qualidades eléctricas da grafite do lápis. Como resultado, pode desenhar instrumentos musicais em qualquer pedaço de papel utilizando este fascinante brinquedo.
Componentes:
- Bateria AAA (funciona durante muitas horas)
- Lápis (quanto mais suave, melhor)
Princípio de funcionamento:
Jay Silver criou o Drawdio, que explora as qualidades eléctricas do grafite num lápis para produzir vários tons musicais.
Com esta versão do Drawdio, pode transformar uma folha de papel no seu próprio instrumento musical, levando o modesto sintetizador musical para o nível seguinte! Este bem pensado pacote de drawdio inclui um lápis de grafite de 8b que produz linhas amplas e suaves.
Diagrama do circuito:
O chip 555 está no coração do circuito Drawdio. Esta variante emprega uma versão de baixa potência do 555 que pode funcionar a 3 volts, mas funciona também como um 555 convencional. O 555 funciona no chamado modo astable quando ligado por esta via, emitindo um fluxo contínuo de impulsos a partir do pino 3. Altere os valores das resistências e condensadores ligados aos pinos 2 e 7 para ajustar a frequência dos impulsos. A frequência de saída dos 555 varia naturalmente em função do que ela ou ele está a tocar, porque as ligações são concebidas para colocar o corpo do utilizador no laço resistivo. O transistor amplifica os impulsos, que depois emergem como som audível do altifalante.
Como utilizá-lo:
Para usar o seu lápis drawdio, faça um ponto grande para um dedo repousar como visto acima, e depois risque com o lápis como desejar. O dedo no ponto completa o circuito através do corpo (que é inteiramente seguro, claro), ligando-se com a fita de cobre do lápis com a outra mão. Para ter uma ideia de como funciona, pode começar com uma linha recta. Uma vez desenhada uma linha, toque nela em intervalos variados ou passe o seu lápis ao longo dela para criar sons com frequências e notas variadas.
Se não ouvir nada na primeira vez, tente tornar as linhas mais espessas, mais finas, mais curtas e mais longas para ver o que funciona melhor para si. Quanto maior for a gama de notas, mais longa é a linha, começando com uma frequência mais baixa mais próxima do ponto de toque e aumentando à medida que se afasta mais. Da mesma forma, quanto maior for o tom, mais larga e mais pesada é a linha (portanto, a condutividade do grafite). Para o tornar ainda mais agradável, troque o lápis e segure-o no ponto enquanto corre o seu dedo ao longo da linha!
Quando segura o Drawdio na mão, todo o seu corpo se torna um laço resistivo, permitindo-lhe executar uma variedade de truques divertidos.
Instruções:
- Primeiro, desenhe um grande ponto num pedaço de papel
- Depois humedeça a ponta do dedo, por outro lado, e toque no ponto enquanto desenha uma linha a partir dele na página.
- Salte para trás e para a frente ao longo da linha, e pode tocar notas diferentes e até, com um pouco de prática, melodias inteiras.
Links:
https://www.rakits.co.uk/drawdio/
“Drawdio” Musical Pencil – Make:
Weekend Projects – “Drawdio” Musical Pencil